Thursday, October 6, 2011

6 de Outubro. O sofrimento e morte de Tyndale para tornar a Bíblia acessível.

Quantas Bíblias que você tem em sua casa? Para a maioria de nós, as Bíblias são facilmente acessíveis, e muitos de nós temos várias. Quem tem uma Bíblia em Inglês deve muito a William Tyndale, às vezes chamado "o Pai da Bíblia em Inglês" como vimos ainda essa semana. 90% da King James Version da Bíblia e 75% da Versão Revised Standard são da tradução da Bíblia para o Inglês feita por William Tyndale. Por causa do seu trabalho Tyndale morreu queimado na fogueira neste dia, 06 de outubro, 1536. Para que o mundo tivesse uma bíblia em inglês Tyndale teve que morrer. Algumas versões em português vieram da King James version.


No século XIV, John Wycliffe foi o primeiro a fazer (ou pelo menos supervisionar) uma tradução em Inglês da Bíblia, mas isso foi antes da invenção da imprensa e todas as cópias tinham que ser escritas à mão. Além disso, a igreja tinha proibido a tradução não autorizada da Bíblia para o Inglês em 1408.




Mais de cem anos depois, no entanto, William Tyndale tinha um desejo ardente de fazer a Bíblia disponível até mesmo para as pessoas comuns, na Inglaterra. Depois de estudar em Oxford e Cambridge, ele se juntou a família de Sir John Walsh como tutor de seus filhos. Walsh foi um senhor generoso e, muitas vezes Walsh entretia o clero local em sua mesa. Tyndale, muitas vezes apimentou conversas, principalmente quando ele era confrontado com a ignorância bíblica dos sacerdotes. Em um ponto Tyndale disse a um padre: "Se Deus poupar minha vida, farei com que um menino da roça conheça melhor as Escrituras do que tu."


Foi um sonho bom, mas como Tyndale faria para conseguir isso se traduzir a Bíblia para o Inglês era ilegal? Ele foi a Londres para pedir ao Bispo Tunstall se ele poderia ser autorizado a fazer uma tradução em Inglês da Bíblia, mas o bispo não iria conceder a sua aprovação. No entanto, Tyndale não deixaria a desaprovação dos homens o impedir de realizar o que parecia tão obviamente a vontade de Deus. Com o incentivo e apoio de alguns comerciantes britânicos, ele decidiu ir para a Europa para completar sua tradução, em seguida, imprimi-la e contrabandiar as bíblias de volta para a Inglaterra.


Em 1524, Tyndale partiu para a Alemanha. Em Hamburgo, ele trabalhou no Novo Testamento. Ele encontrou uma impressora que iria imprimir o trabalho. No entanto, a notícia chegou a um adversário da Reforma que tinha invadido a imprensa. Tyndale conseguiu escapar com as páginas, já impressas, para Worms cidade alemã onde o Novo Testamento foi publicado em breve. Seis mil cópias foram impressas e contrabandeadas para a Inglaterra. Os bispos fizeram tudo que podiam para erradicar as Bíblias. O bispo Tunstall cerimoniosamente queimou muitas cópias, o arcebispo de Canterbury comprou cópias para destruí-las. Tyndale usou do seu dinheiro para imprimir essas edições.


O rei Henrique VIII, no auge de seu divórcio com a rainha Katherine, ofereceu a Tyndale uma passagem segura para a Inglaterra para servir como seu escritor e estudioso. Tyndale se recusou, dizendo que ele não retornaria a Inglaterra até que a bíblia pudesse ser legalmente traduzida para o Inglês. Tyndale continuou se escondendo entre os mercadores de Antuérpia e começou a traduzir o Antigo Testamento, enquanto agentes do rei procuravam por toda a Inglaterra e por toda Europa por ele.


Tyndale foi finalmente encontrado por um inglês que fingiu ser seu amigo, mas depois o entregou às autoridades. Depois de um ano e meio na prisão, ele foi levado a julgamento por heresia. Em agosto de 1536, ele foi condenado; neste dia 06 de outubro de 1536 ele foi estrangulado e seu corpo queimado na fogueira. Sua última oração foi "Senhor, abra os olhos do Rei da Inglaterra." A oração foi atendida, em parte, quando três anos mais tarde, em 1539, Henry VIII decretou que cada igreja paroquial na Inglaterra tivesse uma cópia da Bíblia em Inglês à disposição dos seus paroquianos.

2 comments:

  1. tive a honra de nascer em um sob um dia que remonta a um martir tão importante da história do cristianismo..inspiração a viver mais e mais honrosamente para honra e glória do Senhor!

    ReplyDelete
  2. É com imenso prazer que tbm nasci no mês que Tyndale nasceu, outubro.

    ReplyDelete