Tuesday, October 18, 2011

18 de Outubro ; O grande médico Lucas

Será que Paulo deve sua vida a Lucas? Se assim for, devemos a Lucas nosso agradecimento, porque foi Paulo quem escreveu a maioria das cartas do Novo Testamento e que evangelizou o oeste.


Lucas foi especial. Ele foi o único gentio (não judeu) que escreveu um livro da Bíblia, ele era um companheiro próximo de Paulo. Se Paulo conseguiu evangelizar o Império Romano do Ocidente, Lucas pode ter tido mais a ver com isso do que sabemos. É provável que Deus usou suas habilidades médicas para manter Paulo vivo nos momentos em que ele foi espancado, apedrejado ou quase afogado.


Lucas é especial, também, porque ele é o primeiro médico cristão no registro. Incontáveis ​​milhares que seguiram seus passos. Os médicos podem olhar para Lucas como um exemplo. 


Lucas deve ter ficado curioso, do ponto de vista médico ao ver os milagres de Cristo. Por uma questão de fato, Lucas usa termos mais médicos do que qualquer outro escritor do Novo Testamento. Por exemplo, ele não apenas diz que o pai de Públio estava doente: ele nos diz que ele sofria de febre e disenteria. O apóstolo Paulo nos disse que Lucas era um médico. Na verdade, ele o chamou de "querido médico Lucas." Ele utiliza termos médicos nos detalhe dos dois livros que escreveu na Bíblia, O Evangelho Segundo Lucas e Atos dos Apóstolos.


Lucas abriu a cortina sobre a história do jovem Jesus mais do que qualquer outro escritor do evangelho. Sem ele não saberíamos nada sobre Jesus enquanto menino. É uma aposta bastante segura de que Lucas entrevistou Maria e recebeu a maioria dos detalhes dela. Este dia, 18 de outubro, é o dia do grande médico nas igrejas que observam tais tradições.

No comments:

Post a Comment