Monday, October 31, 2011

31 de Outubro de 1517. O início da Reforma Protestante.

Na pequena cidade de Wittenberg, na Alemanha, neste dia, 31 de outubro de 1517, um sacerdote pregou um desafio para debate na porta da igreja. Ninguém pode ter notado naquele dia, mas dentro de uma semana, cópias de suas teses seriam discutidas ao longo das regiões vizinhas, e dentro de uma década, a própria Europa foi abalada por seu simples ato. Gerações posteriores marcariam este dia como o início da Reforma Protestante. Martin Lutero pregou 95 teses na porta da igreja, mas o que fez Lutero pensar que ele estava fazendo algo certo naquele momento? Para responder a esta pergunta, precisamos entender um pouco sobre a jornada espiritual do próprio Lutero.


Como um homem jovem na Alemanha no início do século XVI, Lutero foi estudar Direito na universidade. Um dia ele foi pego em uma tempestade e quase foi morto por um raio, vendo o livramento que recebeu, gritou para santa Ana e prometeu a Deus que ele iria se tornar um monge. Em 1505, Lutero ingressou no mosteiro agostiniano, e em 1507 tornou-se padre. Seus líderes monásticos o enviou para Roma, em 1510, mas Lutero ficou desencantado com o ritualismo e fé morta que encontrou na cidade papal. Não havia nada em Roma para edificar seu espírito desesperado ou acalmar sua alma inquieta. Ele se sentia muito afastado de Deus, e em nenhum lugar conseguia encontrar uma cura para sua doença.




Martin Lutero era brilhante, e seus superiores logo o mandaram ensinar teologia na universidade. Em 1515, ele começou a ensinar a epístola de Paulo aos Romanos. Lentamente, as palavras de Paulo em Romanos começaram a romper a escuridão da alma de Lutero. Lutero escreveu:


Minha situação era que, apesar de um monge impecável, eu estava diante de Deus como um pecador perturbado em consciência, e eu não tinha confiança de que iria amenizar o meu mérito. Noite e dia eu ponderei até ver a conexão entre a justiça de Deus ea declaração de "o justo viverá pela fé". Então eu percebi que a justiça de Deus é que a justiça pela qual através da graça e pura misericórdia, Deus nos justifica através da fé. Então eu senti-me a renascer e ter ido através de portas abertas para o paraíso. Toda a Escritura teve um novo significado ... Esta passagem de Paulo tornou-se para mim um portão para o céu.


Os olhos de Lutero foram abertos por seu estudo de Romanos, mas ele viu a corrupção da igreja no seu dia. A gloriosa verdade da justificação pela fé tornou-se em segredo sob um monte de corrupção, ganância, e os falsos ensinos. Mais irritante ainda para Lutero era a prática das indulgências, certificados que a igreja "vendia" supostamente para encurtar a estada no Purgatório. O papa foi o maior incentivador da venda de indulgências. Ele planejava usar o dinheiro para ajudar a pagar a construção da Basílica de São Pedro em Roma.


Johann Tetzel foi um dos vendedores de indulgência nas imediações de Lutero. Ele usava jingles de publicidade para encorajar as pessoas a comprar seus produtos: "Tão logo a moeda no cofre cai, a alma do purgatório sai." 


Uma vez que Lutero percebeu a suficiência do sacrifício de Cristo pelos nossos pecados, ele descobriu como tais práticas eram revoltantes. Quanto mais ele estudava as Escrituras, mais ele viu a necessidade de mostrar a igreja como ela tinha se desviado da verdade.


Então, neste dia, 31 de outubro de 1517, ele postou uma lista de 95 proposições na porta da igreja em Wittenberg. Em sua época, este era o meio dos estudiosos, Lutero estava os  convidando para debater essas questões importantes. Ninguém enfrentou o desafio de Lutero para debate naquele momento, mas, uma vez que as notícias de suas propostas se tornaram conhecidas, muitos começaram a discutir a questão levantada por Lutero que a salvação era pela fé na obra de Cristo somente. Lutero, aparentemente, no início esperava que o papa concordasse com sua posição, pois foi com base na Escritura, mas em 1520, o papa emitiu um decreto condenando as opiniões de Lutero. Lutero queimou publicamente o decreto papal. 
Com esse ato, ele também queimou suas pontes com aquela igreja, nascia assim uma igreja que acredita somente em Cristo.

1 comment:

  1. Paz do Senhor Jesus irmão, bela postagem, fascinante. Que nós como protestantes nãos esqueçamos do principal, pregar o evangelho e vive-lo. Obrigado por sua visita no nosso blog, aproveitei a oportunidade e já passo a seguir o seu. Nos visita e segue no http://luzevida123.blogspot.com/ Deus abençoe você e sua família.

    ReplyDelete