Wednesday, July 27, 2011

27 de Julho; Em defesa da fé

"Morrer para um crente é tirar um terno usado, e colocar um terno novo."  


Essas foram as palavras de Donald Cargill. Neste dia, 27 de julho de 1681, ele colocou o seu terno novo.



Pregador escocês, Donald sofreu perseguição quando se recusou a aceitar a forma episcopal de governo da igreja (todas as igrejas comandadas por um bispo) que Londres tentou impor a Escócia. Escócia era presbiteriana (onde o pastor local lidera). Milhares na Escócia assinaram seus nomes aos convênios em que eles prometeram manter a fé de seus pais. Alguns lutaram por isso. Donald tomou parte na Batalha desorganizada em Bothwell, ponte em que as forças do rei derrotou os rebeldes escoceses, mas, apesar de ferido, ele fugiu.

Num famoso sermão, ele "excomungou" o Rei Charles II e seus conselheiros, dizendo: "A Igreja deve declarar que aqueles que não são de Cristo não são da igreja tambem."
Tais ações o marcou como um homem procurado. Várias vezes ele quase foi capturado. Uma dessas situações ocorreu em Queensferry. Um agente do rei, elogiou Donald e expressou o desejo de se encontrar com ele para brindar a sua saúde. Quando Donald apareceu, o agente fingiu amizade, mas, em seguida, capturou Donald Cargil e Henry Donald Hall. Os homens lutaram para escapar. Hall foi mortalmente ferido. Donald também foi ferido, mas escapou. Apesar de seus ferimentos, ele pregou no domingo seguinte.
Vagando no exílio, muitas vezes ele pregou abertamente nas terras baixas da Escócia, mas em outros momentos, ele foi forçado a ficar escondido, estavam sendo caçados, porque havia sido prometido recompensas para a captura de tais "rebeldes".
Donald foi apanhado em Lanarkshire maio 1681, foi cruelmente tratado e arrastado para a prisão com os pés amarrados firmemente sob a barriga de um cavalo. Condenado por alta traição em Edimburgo, ele foi condenado a ser enforcado e decapitado.

Em um de seus sermões, Donald tinha dito: "Se os crentes amavam a Cristo como Cristo os ama, eles teriam mais pressa para encontrá-Lo". Esse espírito fez com que ele morresse bravamente. Quando ele subiu a escada para ser enforcado, ele disse, "O Senhor sabe, subo esta escada com menos medo e menos perturbado de espírito do que ao subir no púlpito para pregar ... Adeus, todos os parentes e amigos em Cristo; estou de despedida, adeus a todos os conhecidos e todos os prazeres terrenos... adeus leitura e pregação, oração e fé, peregrinações, injúrias e sofrimentos; Alegria, seja bem-vinda; Alegria indizível e cheia da glória do Pai, Bem-vinda, Filho de Deus e Espírito Santo, em tuas mãos entrego o meu espírito ".



Para os Covenanters, Donald foi um mártir da fé que muitos escoceses tinham jurado defender. Mas para os escoceses que tinham se acomodado os poderes reinantes, ele parecia um radical e um traidor.

No comments:

Post a Comment