Tuesday, July 12, 2011

12 de Julho de 1739, David Brainerd se converte



David Brainerd viveu apenas 29 anos, mas a sua vida inspirou muitos a seguirem Cristo. Alguns, como William Carey e Henry Martyn, seguiram seus passos para o campo missionário.
Na idade de sete anos, David começou a buscar o Senhor. Seu diário mostra que ele relutou muito em aceitar a Cristo. Detestava as farisaicas obras de fé que via, o que lhe parecia muito difícil de fazer, por isso generalizou, e relutava em aceitar a glória de Deus e a salvação. Extremamente escrupuloso depressivo, e tambem sua saúde física poderia muito bem ter agravado sua luta espiritual, ja que tinha tuberculose.
David Brainerd encontrou a paz no passado. Tudo começou com um sentido absoluto de perdição. "Certa manhã, enquanto eu estava andando em um lugar deserto (como sempre) e cheguei perto de um monte de avelãs, senti ao mesmo tempo extraordinariamente perdido e  senti que todos os meus artifícios e projeções no que diz respeito a minha libertação e salvação foram trazidos a uma questão final. " Desde a manhã de sexta a domingo à noite ele estava na maior agonia de espírito, acabou sentindo que o Espírito de Deus a muito o deixara. Aqui está o seu próprio relato de sua conversão subseqüente neste dia 12 de julho, 1739:

"Por esta altura o sol ja era escasso, meia hora para escurecer. Pelo o que eu me lembro, eu estava caminhando em um bosque escuro e grosso." E uma glória indizível "parecia abrir a minha visão enquanto a apreensão da minha alma sumia. A glória que eu vi, sem qualquer luminosidade externa, mas vi tal coisa, que nem pretendo entender, qualquer imaginação de um corpo de luz ou brilho algum, nunca alcancaria o que vi. Um lugar afastado no terceiro céu, ou qualquer coisa dessa natureza. Mas foi uma apreensão nova para mim, a imagem que eu tinha dos ceus, como eu nunca tive antes, nem qualquer coisa que eu tivesse a menor lembrança do que eu estava parado e perguntou e admirando ".. Ele veio querer exaltar a Deus acima de todas as coisas (como tinha Cristo) e permaneceu em grande alegria para cerca de uma semana.
Brainerd se inscreveu e foi estudar para o grau ministerial na Universidade de Yale. No entanto, ele não tinha permissão para receber o diploma que ele ganhou, depois de ter comentado que um professor tinha a graça, não maior do que a de uma cadeira. Ele prometeu que não tinha nenhuma lembrança de fazer a observação, mas, ofereceu, no entanto para se desculpar. Esta foi recusada. Três professores que estavam apoiando David, renunciaram e ajudaram a fundar Princeton.
David Brainerd foi, no entanto, convidado pela Sociedade da Escócia para a Propagação do conhecimento cristão como um missionário para os índios. Ele trabalhou durante cerca de três anos entre várias tribos, até que problemas de saúde o forçou a sair. Jonathan Edward, um pastor que mais tarde editaria o diário de David, cuidou dele ate a sua morte, no dia 09 de outubro de 1747. Edwards pregou no funeral de Brainerd e editou seu diário, conforme dito, com comentários adicionais de sua autoria, sob o título A Vida de David Brainerd.

1 comment:

  1. No Livro O Sorriso escondido de DEUS tem uma palinha da vida deste grande homen.Pessoas que fizerem realmente uma grande diferença...
    Pr Elmar Magalhães Santos
    Igreja Batista Kairós - Belo Horizonte

    ReplyDelete