Wednesday, September 21, 2011

Mateus, o publicano.

Muito pouco é conhecido de qualquer um dos apóstolos. De Paulo, Pedro e João que temos mais detalhes. Quanto aos outros apóstolos, temos o mínimo de conhecimento. Mateus está em algum lugar entre eles.


Seu nome era originalmente Levi. Sabemos que Mateus e Levi são uma mesma pessoa porque os Evangelhos de Mateus e Lucas registram uma festa em que Jesus foi criticado por associação com os publicanos: Lucas atribui esse banquete para Levi; O Evangelho de Mateus atribui a Mateus.


Em seu evangelho, Mateus diz que Cristo se aproximou dele e disse: "Segue-me." Imediatamente ele se levantou e o seguiu. Talvez ele tivesse muitos argumentos naquele dia. Talvez ele tivesse sido amaldiçoado por um contribuinte que pagou demais. Certa vez ele trabalhou perto de Cafarnaum, ele tinha, sem dúvida, ouvido falar de Cristo. Pelo que sabemos, Mateus pode ter sido um dos cobradores de impostos convertido por João. Embora os cobradores de impostos eram geralmente odiados pelos judeus como instrumentos de rapina dos opressores romanos, nada diz que Mateus foi desonesto. Cobradores de impostos vieram a João Batista e perguntaram o que deveriam fazer. "Coletar não mais do que é devido", respondeu João.




De qualquer maneira Mateus levantou imediatamente e seguiu a Jesus, deixando seu passado para trás. Sua humildade está em toda parte mostrada pela sua alusão a si mesmo. "Mateus, o publicano", ele chama a si mesmo com o nome da profissão que os judeus mais odiavam.


Seu nome original, Levi, sugere que ele era um homem da tribo sacerdotal. Quando ele escreveu seu evangelho, depois de anos de exposição aos ensinamentos de Cristo e os dias da feroz perseguição, ele foi o único dos quatro que diretamente se dirigiu aos judeus. Mateus mostrou profundo interesse nas funções sacerdotais e dos escribas de sua classe. Seu evangelho mais do que qualquer outro se concentra em lei, o cumprimento das escrituras, sobre genealogia e detalhes que refletem sua origem judaica. Denúncias ferozes dos fariseus a Cristo, e suas profecias do fim do templo são os mais registrados integralmente na escrita deste apóstolo.


O interesse de Mateus em dinheiro encontra expressão também. A parábola dos talentos é encontrada somente em seu evangelho, juntamente com muitas outras passagens bonitas de grande riqueza. Herbert Lockyer nota que Mateus fala mais sobre dinheiro do que qualquer escritor do evangelho, ele aprendeu que o dinheiro deve ser nosso escravo, e não nós dele.


Mateus deu uma festa e convidou os outros de sua profissão desagradável. Ele queria compartilhar Cristo com eles. Sem dúvida, as preocupações semelhantes motivaram Mateus quando ele escreveu seu evangelho em uma tentativa de compartilhar Cristo com toda a raça judia. Nós não temos nada mais sobre ele, a não ser a lenda sobre sua morte. No dia 21 de setembro ele é lembrado em certa ramificação do cristianismo.

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