Friday, September 16, 2011

16 de Setembro. Ainda bem que no dia de hoje ele morreu.

Torquemada. Soa mau aos ouvidos, o nome soa muito torturador e cruel. E Tomás de Torquemada foi isso. Ele era o homem mais intolerante em uma época de homens intolerantes. Um judeu, nascido em uma família de cristãos, direcionou a sua fúria contra seu próprio povo.


Com energia e conexões, era inevitável que Torquemada deixasse de subir ao poder. Depois de estudar teologia no convento dominicano de San Pablo, em Valladolid, tornou-se antes de Santa Cruz, um convento em Segovia. Ele também se tornou aquele que ouvia as confissões da corte real. No confessionário , ele sussurrou nos ouvidos do rei Ferdinand e rainha Isabella que muitos judeus convertidos foram secretamente a praticar os ritos judaicos, enquanto externamente fingiam ser cristãos.     




Ele ajudou o projeto "casal real", um pedido de uma inquisição sobre este assunto. O pedido foi concedido. Em 1483, Torquemada foi feito grande inquisidor.


Torquemada desenvolveu uma rede de espiões e opressores na polícia secreta. Seus átrios convocou milhares de indivíduos, mas um terço foram torturados. As duas mais comuns torturas era ser pendurado pelos braços até que eles fossem arrancados de suas órbitas; ser forçado a engolir litros de água.


A inquisição manteve registros dos interrogatórios. As pessoas torturadas eram obrigadas a admitir aquilo que nunca fizeram, para que pudessem escapar de sua agonia. "Eu disse que eu fiz tudo o que as testemunhas dizem. Senhores, me libertem, pois eu não me lembro.... Pelo amor de Deus tem misericórdia de mim", confessou uma mulher. Um homem submetido a tortura insistiu que ele era um bom católico. Se eles queriam que ele dissesse que ele era um herege, ele iria dizer, mas por causa da tortura. "Señor Inquisidor, o que Vossa Senhoria quer que eu diga?" Outra: ".... Eu não sei o que dizer Oh Deus, Oh Deus, não há misericórdia, Oh Deus me ajude, me ajude!"


Pior do que as torturas era o medo de imolação. Torquemada queimou mais de 2.000 vítimas. Naturalmente, com tal registro... Ele era muito detestado. Ele achou necessário andar com guarda-costas. Mesmo o Papa não podia parar seu trabalho cruel. Quando Sisto IV absolveu todos os conversos de qualquer mal que poderia ter feito, o rei Ferdinand recusou-se a se comprometer com isso e Torquemada continuou a perseguição e o papa Sixto IV, num ato covarde, recuou em sua declaração, dando carta branca para o massacre. Torquemada estendeu ainda mais o seu alcance, até que ele teve todos os judeus não convertidos expulsos da Espanha.


Paradoxalmente e tragicamente, esse negócio brutal foi feito em nome de Cristo, que nunca levantou um dedo para machucar ninguém, mas voluntariamente deu sua própria vida para os outros. No entanto, a morte atinge a todos nós. Nesta data, 16 de setembro de 1498, com a idade de 78 anos, Torquemada morreu. Se a Espanha esperava com a sua morte uma cessação de brutalidade, esperavam em vão. Seu aparato viveu depois dele, esmagando novas vítimas por muito tempo. Só depois de muitos anos viu-se a paz.

No comments:

Post a Comment