Friday, September 23, 2011

hoje, por causa de uma pessoa, começou um grande avivamento mundial.

Jeremy Lanphier esperava por mais. Mas, tinha um grupo pequeno, e seis pessoas são seis pessoas.Não diz a escritura: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, aí estou eu no meio de vocês"? Então, neste dia, 23 de setembro de 1857, na hora do almoço, ele não se preocupou com o pequeno número que respondeu ao seu anúncio. Em vez disso, ele ajoelhou-se com os outros no salão alugado na Fulton Street, New York.


A américa somente precisava de oração. Os Estados Unidos estava em declínio espiritual, político e econômico. Muitas pessoas ficaram desiludidas com as coisas espirituais por causa de pregadores que repetidas vezes previram o fim do mundo na década de 1840. Agitação sobre a escravidão estava criando instabilidade política e uma guerra civil parecia próximo. Neste ano, o pânico financeiro tinha chegado. Bancos falidos, empresas ferroviarias foram à falência, fábricas fechadas, e o desemprego aumentou.




Na baixa Manhattan, a Igreja Reformada Holandesa tinha vindo a perder muitos membros, em grande parte por causa das mudanças da população devido à imigração; eles contrataram o leigo Jeremy para inverter a tendência com um programa de visitação ativo. Apesar de suas visitas, os membros da igreja foram apáticos. Assim, ele alugou o salão na rua Fulton e reuniões de oração foram anunciadas. Ele desfrutou de íntima comunhão com o Senhor. As condições nos Estados Unidos pioraram; talvez isso fosse uma coisa boa. Às vezes, os problemas tornam as pessoas mais sensiveis para Deus. O Bank of Philadelphia faliu. A terceira semana do programa de evangelismo de Jeremy, sua reunião de oração teve quarenta participantes e eles pediram para serem realizadas reuniões diárias.


Em 10 de outubro, o mercado de ações quebrou. De repente as pessoas estavam correndo para as reuniões de oração. Dentro de seis meses 10.000 pessoas estavam se reunindo diariamente para a oração em Nova York.


 A oração diária é uma arma tão poderosa que outras cidades experimentaram um interesse renovado na oração, também. Em Chicago, no Teatro Metropolitan, estava cheio todos os dias com 2.000 pessoas orando. Em Louisville, vários milhares vieram ao Templo de oração todas as manhãs. 2000 reuniram para a oração diária, em Cleveland, e as igrejas estavam cheias em St. Louis por meses em um tempo. Em muitos lugares tendas foram criadas para a oração. O YMCA recém-formado também desempenhou um papel importante na realização de reuniões de oração e espalhando o avivamento em todo o país.


Em fevereiro de 1858, Gordon Bennett, do jornal New York Herald deu ampla cobertura ao reavivamento de oração. Para não ficar atrás, o jornal New York Tribune dedicou uma edição inteira em abril de 1858 às notícias do avivamento. Notícias do reavivamento viajaram para o oeste por telégrafo. Este foi o primeiro avivamento espiritual que a mídia desempenhou um papel importante na difusão.


Muitos dos líderes eram Leigos. Oração, ao invés de pregação, foi o foco principal. As reuniões eram informais - qualquer pessoa poderia orar, falar, levar uma canção, ou dar uma palavra de testemunho, com um limite de cinco minutos colocados em cada alto-falante. Apesar da organização frouxa, as reuniões de oração evitaram o emocionalismo exibido em avivamentos anteriores.


Assim, a pequena reunião de oração de Jeremy Lanphier neste dia 23 de setembro, levou ao Terceiro Grande Despertamento. Este foi o início do primeiro reavivamento dos Estados Unidos com um impacto em todo o mundo. O renascimento espiritual se espalhou para Irlanda, Escócia, País de Gales, Inglaterra, Europa, África do Sul, Índia, Austrália e ilhas do Pacífico.


Todas as classes tornaram-se interessadas na salvação, desviados voltaram, conversões aumentaram, e os cristãos desejavam uma profunda instrução em verdades espirituais. Famílias estabeleciam devoções diárias em seus lares, e comunidades inteiras sofreram uma notável mudança na moral. As pregações, que em muitos lugares, tornaram-se intelectuais demais e sem vida, agora concentravam-se sobre as verdades do evangelho de Cristo e Sua cruz. Como James Buchanan da Escócia bem resumiu, foi uma época em que "uma nova vida espiritual foi transmitida aos mortos espirituais, e uma nova saúde espiritual comunicada aos vivos na fé."


O que começou com uma pessoa, passou para seis, e em poucos meses atingiu o mundo. Deus somente precisa de alguem disposto, pode ser você?

2 comments:

  1. Ouvimos muito falar da rua Azuza, mas pouco sobre Foulton. Glórias a Deus por conhecer um pouco mais desta historia! Faz de novo Senhor! O Rio Grande do Sul precisa de um avivamento de oração!

    ReplyDelete
  2. Deus sempre usa remanescentes indispostos com a situação atual. Que Ele te use como um destes indispostos para incendiar o Rio Grande.

    ReplyDelete