Wednesday, August 3, 2011

A influência Cristã na educação escolar



Quando Christopher Dock não voltou para casa da escola numa noite, as pessoas foram procurá-lo. Lá estava ele, morto, de joelhos em oração. Toda noite ele orava por seus alunos, pedindo ao Senhor para perdoar qualquer erro ou negligência que tinha feito a qualquer um deles e para ajudá-lo a ser melhor no dia seguinte. Este professor gentilmente, dividia seu tempo entre duas escolas na Pensilvânia, ele estaria completamente esquecido hoje se não fosse pelo fato de que ele escreveu o primeiro livro publicado sobre o método educacional em colônias americanas da Grã-Bretanha.
Seu livro foi chamado Ordnung Schul, ou Gestão Escolar. Christopher Sauer I, um impressor em Germantown, Pensilvânia, admirava os bons resultados que Christopher Dock havia produzido com os alunos através do encorajamento, da bondade e motivação. Christopher ainda acreditava em punição, mas seus métodos eram mais brandos do que a maioria. Por exemplo, ele colocava um jugo sobre um estudante que amaldiçoou alguem, o que acontecia naquela epoca, ou exigir que ele se sentasse sozinho. Outros professores naquele tempo confiavam mais no medo e chicotadas. Saur pediu Christopher Dock para escrever um livro explicando seus métodos. Dock preparou o livro por volta de 1750, mas, durante vinte anos, se recusou a permitir que Sauer I pudesse publicá-lo. Ele não queria usar a sabedoria recebida de Deus para construir um "monumento" para si mesmo, era assim que ele pensava.

Mas ele permitiu a editora publicar alguns artigos curtos. Entre estes estavam " 100 regras necessárias de Conduta para as Crianças" e " 100 Regras Biblicas para Crianças". Finalmente Christopher Sauer II, que tomou o lugar do pai, seguiu em frente e imprimiu o livro. Foi publicado neste dia, 03 de agosto de 1770.
Schul Ordnung foi o primeiro na América. No entanto, vários educadores europeus já haviam publicado livros semelhantes.
Um dos métodos modernos que Dock desenvolveu foi fazer os alunos em suas duas escolas trocarem seus trabalhos entre si para comparação. Ele recompensava seus alunos com gravuras que pintava, e pedia aos pais para continuar a premiar os seus filhos pelo bom desempenho na escola, dando-lhes elogios, moedas de um centavo e ovos fritos, que os alunos amavam. Ele reconheceu que "as crianças diferentes precisam de um tratamento diferente", porque, como ele disse, "... a maldade da juventude apresenta-se de muitas maneiras desde cedo."

Anos depois nomearam uma escola secundária em Lansdale, Pennsylvania, com o nome do humilde Christopher Dock.

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