Thursday, November 3, 2011

3 de Novembro. My creed. ( meu credo)

O credo dos Apóstolos é um resumo do que os cristãos acreditam. Sem dúvida, você tem recitado, e muitas vezes, mesmo que com outras palavras esse texto. O texto abaixo é uma famosa declaração em outros países, existem até ótimas música que citam esses versos.




Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, Criador do céu e da terra,


E em Jesus Cristo, Seu Filho unigênito, nosso Senhor,


Que foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu de uma virgem,


Padeceu sob Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e enterrado,


No terceiro dia ressuscitou dentre os mortos,


Ele subiu ao céu e está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso,


De lá, Ele virá para julgar os vivos e os mortos.


Eu acredito no


do Espírito Santo,


na santa igreja de Cristo,


na comunhão dos santos,


o perdão dos pecados,


a ressurreição do corpo,


e na vida eterna.


Amen.


Tanto o credo apostólico como o credo niceno foram escritos e se tornaram popular antes mesmo de um indivíduo comum ter a oportunidade de possuir um exemplar de uma Bíblia. Os credos resumiam o que os cristãos acreditavam. Então, se você não podia ler a Bíblia sozinho, memorizar um credo lhe dava uma base naquilo que você acredita. Até o século XVII, pensava-se que esta afirmação fundamental da doutrina cristã tivesse sido escrita pelos próprios apóstolos no dia de pentecostes, mas por vários motivos sabemos que não foi. Quando foi o credo escrito? Quem escreveu isso?


Nós provavelmente nunca saberemos quem escreveu. Sabemos que, mesmo em tempos bíblicos a igreja usava um credo. Novos convertidos tiveram que confessar o nome de Cristo antes de serem batizados. Provavelmente essa confissão estava registrada em um formulário padrão porque Paulo escreveu sobre a "forma de doutrina" (Romanos 6:17).


De qualquer forma, um credo foi firmemente estabelecido por volta do século segundo. Iraneaus (Irineu) e Tertuliano, ao escrever, um na Gália (França) o outro no Norte da África , citaram trechos desse credo. 


Por tudo isto, o credo é totalmente confiável. Toda declaração que é baseada na Bíblia é totalmente confiável


Nós não sabemos quando exatamente a versão que agora usamos surgiu. Sabemos que estavam em uso por volta do século sétimo.


O mais antigo manuscrito com as palavras exatas que temos agora foi escrito por um abade chamado Pirminius. Ele viveu durante o tempo de Carlos Magno. Em 711, ele reconstruiu uma abadia na Suíça que havia sido destruído em uma invasão. Mais tarde ele se tornou o primeiro abade de um mosteiro beneditino em Reichenau (na Alemanha moderna).


Como um abade, Pirminius escreveu um livro para treinar aqueles que estavam sob ele. Este livro, Scarapsus, é a mais antiga escrita conhecida que registra a versão americana completa do Credo dos apóstolos. Este é o mais proximo que chegamos de Romanos 6.17. (O  Formulário recebido)


Segundo a tradição, o homem que primeiro gravou o credo dos apóstolos morreu neste dia, 03 de novembro de 753. 


* NOTA:
A palavra "católico" não deve ser confundida com a Igreja Católica Romana.  "Católico" significa universal. Portanto, todos os cristãos, aqueles que se arrependem dos seus pecados e confiarm em Cristo como único salvador, podem livremente recitar o credo dos apóstolos em boa fé.   (A forma americana dessa confissão de fé traz referencia a essa palavra, mas referindo-se a igreja universal de Cristo, nao a qualquer denominação)

No comments:

Post a Comment